segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

.:: ACABOU AS FÉRIAS ::.

Sim, acabou as férias, pessoas! No meu caso, não as tive, mas meu sol sim. E ele já está sentindo o que é a responsabilidade de acordar cedo e se arrumar para ir à escola. Mais um ano, e o meu sol está no maternal II! Agora tem livrinhos para ler, português e ensino religioso para aprender...lindo!

O meu sol está em uma nova creche/escola e, segundo ele, "lá é lindo!"(risos). Como ele já está adaptado, o primeiro dia de aula dele não foi difícil: logo aprendeu o nome dos colegas e participou das atividades da turma. E eu dediquei a tarde para ficar de "coruja" na escola.

Fico feliz por ter tomado a decisão de colocá-lo na escola na primeira idade. Ele evoluiu muito, é educado e preocupado com as pessoas. É atento e participativo, e tem espírito de colaboração. Se socializa bem com todas as pessoas, e sinto diferença do comportamento dele em relação às outras crianças da mesma idade que ainda não frequentam a escola. Os próprios pais comentam a diferença. Já possui tempo para brincar, para aprender e para se alimentar, e gosta de me contar as coisas que aprendeu. É tão bom ver o filho crescer!

Li numa publicação que "de acordo com a psicóloga Elisabeth Gelli, especialista em educação, é preciso preparar o terreno com antecedência. 'O mais importante é manter o vínculo de confiança entre a criança e o ambiente escolar. Lembrar que ela irá rever os professores e os amigos, além de aprender coisas novas', diz a psicóloga. Ela reforça a ideia de que o primeiro passo para que a criança goste de retomar os estudos é a escolha da escola: 'Quando os filhos estão felizes naquele ambiente, não encontrarão problemas em retornar'. Para Miriam Barros, a criança precisa se sentir tranquila no ambiente escolar. 'Permitir que a criança leve um brinquedo pode ajudar na readaptação', sugere a psicóloga." E "para crianças que começam o ano letivo em uma nova escola, é interessante estimular a familiarização com o novo espaço. ´Leve seus filhos para visitar a escola com antecedência. Assim eles poderão conhecer os professores, salas de aula e ainda os ambientes próprios para o lanche, os esportes e o recreio', diz a psicóloga.  Escolas para crianças menores costumam oferecer dias de adaptação, em que o pai e a mãe ficam na escola."(http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Volta-as-aulas--confira-dicas-para-as-criancas-retomarem-a-rotina.shtml)Minha rotina também sofre modificações. Mas confesso que o retorno das aulas veio em um momento bem oportuno. A noite, meu filho me agradeceu pela nova escola. É prazeroso fazê-lo feliz, em todas as esferas de sua vida!

Um comentário:

  1. O desenho deste blog é do blog http://falandodaeducacao.blogspot.com/2011/04/caixa-da-fantasia.html. Gostei muito desse lindo blog!

    ResponderExcluir